Aeroporto de Viracopos adota Programa de Prevenção do Risco Associado ao Uso Indevido de Substâncias Psicoativas na Aviação Civil

Aeroposto firma parceria para prevenir às Drogas

Programa faz parte da adequação ao Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 120 (RBAC 120), da ANAC.

O Aeroporto Internacional de Viracopos começou a implantar, no mês de julho, o Programa de Prevenção do Uso Indevido de Substâncias Psicoativas na Aviação Civil (PPSP). O Programa faz parte da adequação ao Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 120 (RBAC 120), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O regulamento prevê que as empresas exploradoras de serviços aéreos deverão implantar o Programa para todos os profissionais que atuam em Atividade de Risco à Segurança Operacional (ARSO).

Adequação às normas RBAC 120 da ANAC

O PPSP compreende três fases ou Subprogramas sequenciais, que são: Subprograma de Educação, que sensibiliza os colaboradores para os efeitos nocivos do uso de álcool e droga na saúde, qualidade de vida e segurança no trabalho; Subprograma de Testagem Toxicológica, que identifica os profissionais que têm problemas de consumo de álcool e outras drogas; e o Subprograma de Resposta ao Evento Impeditivo, que trata esses profissionais e que, depois do tratamento bem sucedido, os reinsere no trabalho.

Todas as fases de prestação de serviço e gerenciamento do Programa serão realizadas pelo Viva Corporativo, uma empresa do Grupo Viva especializada na implantação e gestão de programas de prevenção ao uso de drogas em ambientes corporativos. Os treinamentos estão a cargo da especialista em dependência química e diretora técnica do Viva Corporativo, Carla Montalto.

Visão gerou do aeroporto de viracopos

Visão geral do Aeroporto de Viracopos

 

“O nosso objetivo era conciliar o valor do contrato, a competitividade do portfólio de clientes, qualidade das entregas e também o nível das informações prestadas pelos clientes. O Viva Corporativo, do Grupo Viva, foi o que melhor cumpriu todas as nossas exigências e, por isso, foi escolhido para ser nosso parceiro nesse importante trabalho”, explica o gerente de recursos humanos do Aeroporto de Viracopos, Fernando Alves.

Alves explica ainda que, além de seguir a legislação, o objetivo da empresa era suprir os profissionais com informações relevantes. “A intenção é fazer com que nossos colaboradores tenham melhor qualidade de vida pessoal e profissional, fazendo com que eles sejam multiplicadores destas informações”, diz.

Prevenção às drogas nas empresas

O psicólogo especialista em dependência química do Programa de Viracopos e da Clínica Viva de Campinas (SP), Marcelo Parazzi, chama a atenção pela importância da prevenção às drogas nas empresas. “Pois é a partir da prevenção que evitamos grandes danos à vida do indivíduo, de sua família e também de sua carreira profissional. Sob a ótica da empresa, a prevenção evitará o desenvolvimento da dependência química por parte de seus colaboradores e isso implicará em menor absenteísmo, em menor perda do desempenho profissional, menos acidentes de trabalho, melhoria do ambiente profissional, da satisfação dos colaboradores dentre outros fatores”, argumenta.

O presidente do Aeroporto de Viracopos Gustavo Mussnick assina o Programa de Prevenção do Risco Associado ao uso indevido de Substancias Psicoativas

O presidente do Aeroporto de Viracopos Gustavo Mussnick assina o Programa de Prevenção do Risco Associado ao uso indevido de Substâncias Psicoativas

Parazzi também afirma que é importante as empresas estarem preparadas para os casos de dependência química. “Uma empresa que incentiva seus colaboradores ao tratamento, demonstra sabedoria ao lidar com as questões humanas de maneira direta e aberta. Além disso, tal empresa demonstra, de meu ponto de vista, a importância e o cultivo cotidiano de bons valores humanos. De tal forma ela não só alcançará resultados positivos com o tratamento de colaboradores dependentes, mas também demonstrará a tais profissionais o quanto eles são importantes e valorizados por esta organização”, opina Parazzi.

Viva Corporativo

O Viva Corporativo é uma empresa especializada que realiza suporte para prevenção do uso indevido de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho, e atende as necessidades e particularidades de diversas empresas através de equipe multidisciplinar capacitada e com vasta experiência na área. Para saber mais, acesse www.vivacorporativo.com.br ou ligue para (15)3243-4330.

O que você achou disso? Deixe seu comentário:

Post Navigation

Termos de Uso e Política de Privacidade - Grupo Viva | Clínica Terapêutica Viva © - Todos os direitos reservados