Apoiamos a Greve Geral!

Entenda porque a Clínica Terapêutica Viva declara apoio aos trabalhadores.

A palavra “grève” vem do francês e quer dizer, areal, castalho e faz referência a uma praça de Paris às margens do rio Sena, onde se depositavam pedras e gravetos. Tal praça também era usada como ponto de encontro de manifestantes quando surgiram as primeiras paralisações dos trabalhadores. Em nosso país a greve se constitui num direito constitucional sendo regulamentada pela Lei nº. 7.783 de 1989 e prevista em nossa Lei Maior no seu artigo 9º:

Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

A mesma norma também ressalva que eventuais abusos deverão ser combatidos e garante o funcionamento de atividades consideradas essenciais.

Ainda, além de se tratar de um direito constitucional, entendemos que é justa a razão alegada pelos trabalhadores, qual seja, a luta contra a Reforma Previdenciária e Reforma Trabalhista. Enquanto clínica especializada no tratamento de dependentes químicos, alcoolismo, depressão, ansiedade, tricotilomania e outras patologias do espectro obsessivo compulsivo, entendemos que é importante que exista estabilidade e segurança nas relações trabalhistas e previdenciárias.

Ocorre que a existência de direitos e garantias ao trabalhador faz com que estes possam exercer suas funções com segurança, sem comprometer suas funções cognitivas com grande ansiedade pela falta de estabilidade e angústias com relação ao futuro totalmente incerto, quando na velhice poderá já não exercer seu trabalho com a mesma força física.

Desta forma, ante ao provável aumento de quadros de ansiedade por conta de incertezas ou mesmo depressões causadas pela redução de direitos trabalhistas, condições estas que aumentam a probabilidade de parte da população recorrer às drogas ilícitas e lícitas (como álcool, antidepressivos e ansiolíticos), entendemos que a manutenção dos direitos já alcançados pode ser essencial para a saúde emocional de grande parte da população.

Enquanto empresa conhecemos também a burocracia e alta carga tributária que já existe no país, o que chega até mesmo a congelar investimentos privados e inviabilizar o empreendedorismo, sendo assim, entendemos justo que o Estado traga garantias à população em forma de contraprestação pelos investimentos obrigatórios que o povo faz no governo em forma de impostos.

Por fim, parece óbvio mas é sempre bom ressaltar que não concordamos com violência, crimes e paralisação de serviços essenciais, como de atendimento à saúde. Também é óbvio que como qualquer agrupamento humano sempre haverá aqueles contrários às normas de convivência, como acontece em associações, partidos políticos e mesmo em religiões. Contudo, a ação de uma minoria jamais poderá tirar a legitimidade de movimentos populares.

 

Informativo: informamos que nossas unidades de internação trabalharão normalmente, oferecendo o melhor tratamento à saúde de seus pacientes e que as unidades ambulatoriais atenderão as consultas previamente agendadas, salvo em casos de remanejamento prévio.

 

 

O que você achou disso? Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

Post Navigation

Termos de Uso e Política de Privacidade - Grupo Viva | Clínica Terapêutica Viva © - Todos os direitos reservados