Internação Involuntária para Dependentes Químicos

Tratamento para Alcoolismo Grave

É classificado como nível grave quando um alcoolista coloca em risco a própria vida ou de terceiros. A pessoa perdeu o discernimento sobre suas ações e tem alto comprometimento da saúde física e psíquica devido o abuso de álcool.

O alcoolista em nível grave não consegue manter relações familiares e profissionais estáveis e recusa qualquer tentativa de ajuda. Por isso, é comum neste estágio a necessidade da família pedir a internação involuntária, já que a pessoa não possui a consciência de que precisa de tratamento.

Para esses casos, o mais recomendado é o Intensive Care+. O alcoolista é internado para desintoxicação e afastamento de pessoas ou locais que possam incentivar o consumo de álcool, sendo que a Clínica Viva possui o resgate emergencial, para quando for necessário.
Na unidade de internação, o paciente tem 24 horas de assistência profissional qualificada, onde o foco será a reabilitação e reinserção social através de métodos eficientes. Após este período, o dependente passa ao atendimento ambulatorial.

Este plano de tratamento é realizado em três etapas:

1 - Resgate de emergência (quando necessário);
2 - Regime de internação continuada por período a partir de 30 dias;
3 - Acompanhamento ambulatorial pós-internação por 60 dias.

Público Feminino: para mulheres é recomendado o plano de tratamento Personal CARE®.

Equipe profissional
  • Médicos psiquiatras
  • Psicólogos especialistas em Terapia Cognitivo-comportamental
  • Terapeutas Ocupacional
  • Educadores Físicos
  • Equipes de Enfermagem 24h
  • Equipes de Segurança 24h
Saiba mais sobre alcoolismo

Projeto Terapêutico

Intensive Care+

O Projeto Terapêutico é fundamentado na terapia cognitivo-comportamental aliado a outras técnicas e dinâmicas terapêuticas comprovadamente eficazes para o tratamento, que tem o foco na mudança do estilo de vida e no controle do comportamento compulsivo por álcool. A metodologia abrange a assistência multidisciplinar, dando o suporte necessário ao paciente e seus familiares.

Por a saúde já estar mais fragilizada, o alcoolista em nível grave tem 24 horas de assistência profissional qualificada durante o período de internação. Há atividades em grupo, consultas individuais, com psicoterapeutas especializados e psiquiatras, e conta com o apoio de uma equipe terapêutica altamente capacitada.

Após o período de internação, o paciente é atendido na unidade ambulatorial mais próxima, onde os horários são agendados de acordo com a disponibilidade do paciente, tornando o projeto terapêutico discreto e sigiloso. O plano também conta com o kit de medicamentos fitoterápicos, ajudando a conter os sintomas da abstinência.  

Solicite mais informações
Etapas do Tratamento
  • Resgate de Emergência
  • Regime de Internação Continuada
  • Acompanhamento Ambulatorial

Como Funciona a Internação Involuntária?

Como Funciona a Internação Involuntária?

A internação involuntária é a alternativa legal (lei nº 10.216, 16 de junho 2001), e mais tranquila do que se pode imaginar. Além disso, a maioria absoluta dos pacientes adere ao tratamento após a abordagem terapêutica e a estabilização do quadro clínico.A Clínica Viva é uma das poucas instituições, no Brasil, plenamente aptas para este trabalho, com profissionais treinados para garantir o bem-estar do paciente do momento que deixa sua casa até o retorno ao lar.

upload/especialidade-emergencia/media/U5f_9t1_Uq4CG6x.jpg

Resultado comprovado por pacientes e famílias

Ele já estava tomado pela substância. Tive apoio da família e decidimos que seria involuntária.

Depoimentos de alcoolismo
Vídeos como funciona a internação em clínica de recuperação

Atendimento por E-mail

É simples e rápido: preencha o formulário abaixo para receber informações sobre este plano de tratamento. Aproveite para fazer perguntas e tirar suas dúvidas. Se preferir, solicite um contato por telefone. A gente liga para você.

Informações do paciente

Já passou por algum tratamento antes?

Termos de Uso e Política de Privacidade - Grupo Viva | Clínica Terapêutica Viva © - Todos os direitos reservados