Saiba mais sobre Cleptomania

A cleptomania é uma doença crônica que tem como principal característica a falha em resistir aos impulsos de furtar. Os objetos furtados pelos cleptomaníacos normalmente são desnecessários para uso pessoal e de baixo valor monetário. Ou seja, para o cleptomaníaco, o ato em si é mais importante do que o objeto. Este transtorno pode afetar tanto os homens quanto as mulheres.

Principais sintomas

Causas
Ainda não há estudo conclusivo sobre as causas da cleptomania. Algumas pesquisas indicam que pode ser causada por alterações cerebrais, porém, ainda não há nada cientificamente comprovado. Outra hipótese apontada pelos especialistas é o alívio de tensão e ansiedade.

Consequências
Prejuízos sociais e ocupacionais são frequentes em cleptomaníacos. Devido os pensamentos e impulsos relacionados a furtar, é comum que o transtorno atrapalhe a concentração nas atividades diárias, como o estudo ou o trabalho. Além disso, furto é crime. Quando flagrado, o paciente pode ter problemas judiciais.

Tratamento
Quando uma pessoa é diagnosticada com cleptomania, é necessário buscar tratamento especializado para que seja possível a mudança de comportamento, evitando, assim, mais prejuízos sociais e profissionais ao paciente.

Entenda mais sobre Cleptomania

Ansiedade: saiba a hora de procurar ajuda

Cleptomania: 6 fatos sobre esta doença que você precisa saber

Meu colega pega objetos do local de trabalho. E agora?

Cleptomania: prazer em furtar pequenos objetos

Termos de Uso e Política de Privacidade - Grupo Viva | Clínica Terapêutica Viva © - Todos os direitos reservados