Saiba mais sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo, mais conhecido como TOC, é um distúrbio que tem como principal característica as obsessões e/ou compulsões. A pessoa tem algum pensamento ou imagem e, para sentir-se aliviada, ela recorre aos próprios rituais. Há também alguns que acreditam que, caso não façam esses ritos, algo ruim vai acontecer. Essas ocorrências, com o tempo, atrapalham desde a rotina familiar até o trabalho.

Principais sintomas

Causas
Ainda não há certeza sobre as causas do TOC. Porém, alguns estudos sugerem que seja um transtorno com origem genética. Outra possibilidade está relacionada aos fatores psicológicos como crenças distorcidas.

Consequências
Quem sofre de TOC pode demorar em reconhecer que sofre de um transtorno. Por isso, geralmente eles só procuram tratamento quando a doença já afetou suas relações familiares, afetivas, sociais e ocupacionais.

Tratamento
Quando diagnosticado com TOC, o paciente deve ter um tratamento especializado pois, por tratar-se de um transtorno, é importante ter ferramentas e auxílio profissional para mudar o padrão de comportamento e, assim, voltar a ter uma vida mais tranquila e saudável.

Entenda mais sobre T.O.C.

TOC: 7 fatos que você precisa entender

Tenho TOC. O que eu faço?

Manias e TOC: qual a diferença?

Cinco características de jogadores compulsivos

Saiba identificar os sinais do TOC

TOC: Sinais e sintomas

Termos de Uso e Política de Privacidade - Grupo Viva | Clínica Terapêutica Viva © - Todos os direitos reservados