Saiba mais sobre Tabagismo

O cigarro já foi visto com algo charmoso e inofensivo. Hoje, sabe-se que o tabaco possui cerca de sete mil substâncias tóxicas diferentes, dentre os quais a nicotina, que causam forte dependência. O tabagismo é um problema de saúde grave pois possui mais de 50 doenças relacionadas e mata cerca de 5 milhões de pessoas por ano em todo o mundo.

Principais sintomas
As substâncias tóxicas presentes no tabaco faz com que uma pessoa fique dependente. Com isso, quando uma pessoa para de fumar é natural que apresente sintomas da síndrome de abstinência de nicotina, como dor de cabeça, irritação, agressividade e alterações no sono.

Causas
A principal toxina que faz uma pessoa dependente do tabaco é a nicotina, que age no cérebro estimulado a produção de dopamina – substância que atua no prazer e bem-estar. Essas sensações fazem com que uma pessoa ansiosa ou estressada busque alívio no cigarro, por exemplo. Quando um tabagista fica sem a substância, o organismo produz noradrenalina, causando os sintomas de abstinência, como a irritabilidade.
Consequências

Diversos tipos de câncer (pulmão, boca, mama, cólon, entre outros), doenças cardíacas, doenças pulmonares (asma, pneumonia), derrame cerebral, diabetes, infertilidade, bebês abaixo do peso, envelhecimento precoce, etc.
Tratamento

Há quem consegue largar o cigarro sozinho. Porém, em grande maioria, há muita dificuldade neste processo devido a dependência da nicotina. Para esses casos, o ideal é procurar tratamento profissional especializado para que os impulsos de fumar e os sintomas de abstinência possam ser controlados.

Entenda mais sobre Tabagismo

Dia Mundial Sem Tabaco

Doença pulmonar causada por cigarro mata 100 por dia

Dia sem Tabaco: OMS pede restrições a embalagens de cigarro

Cigarro: se pensa em parar, não está só

Por que algumas pessoas têm dificuldade em largar o cigarro?

Entenda como funciona tratamento para quem deseja parar de fumar

Termos de Uso e Política de Privacidade - Grupo Viva | Clínica Terapêutica Viva © - Todos os direitos reservados