Perguntas Frequentes

voltar A- A+

Como saber quando se está bebendo demais?

Alcoolismo

Vários são os fatores que influenciam para a intensidade dos efeitos do álcool. Tanto a quantidade e freqüência com que se bebe quanto as características pessoais de quem consome a bebida são determinantes para atingir maior ou menor grau em cada pessoa.

Para saber as conseqüências do consumo das bebidas alcoólicas para a saúde é "importante" conhecer a quantidade de álcool puro que cada uma contém.

Denomina-se "unidade de álcool" o equivalente a cerca de 10 a 12g de álcool puro. A concentração de álcool varia de bebida para bebida, como nos exemplos a seguir:

- 1 lata de cerveja (350ml) - 1,5 unidades de álcool
- 1 dose de destilado (pinga, whisky, vodca) (50 ml) - 2,5 unidades de álcool
- 1 copo de chope ou cerveja (200g) - 1 unidade de álcool
- 1 copo de vinho (90 ml) - 1 unidade de álcool

A quantidade de bebida que implica em riscos para a saúde é diferente para os homens e as mulheres (estas, pela sua proporção de gordura corpórea, atingem maiores concentrações de álcool no sangue) e também varia em função do peso corporal (quanto maior for este peso, maior a tolerância para a bebida).

Levando-se em conta pessoas com peso médio, correrão menos riscos mulheres que ingerirem até 14 unidades de álcool por semana e homens que ingerirem até 21 unidades neste período.

Tal padrão de consumo, entretanto, é aceitável para pessoas que distribuem estas unidades de álcool ao longo da semana. A ingestão da cota semanal em um único dia

Termos de Uso e Política de Privacidade - Grupo Viva | Clínica Terapêutica Viva © - Todos os direitos reservados